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20/02/2013
A ADNF submeteu candidatura ao Programa Aprendizagem ao Longo da Vida 2007-2013, nomeadamente ao Programa Leonardo da Vinci.
Descrição
Destina-se a promover os intercâmbios, a cooperação e a mobilidade entre os sistemas de ensino e formação na Comunidade, a fim de que estes passem a constituir uma referência mundial de qualidade.
Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida 2007-2013
Os programas comunitários de educação e formação proporcionam à União Europeia (UE) uma ligação directa com um número significativo dos seus cidadãos.
O Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida tem como objectivo geral contribuir para o desenvolvimento da Comunidade enquanto sociedade do conhecimento avançada, em conformidade com os objectivos da estratégia de Lisboa.
Apoiado e completado pela acção dos Estados-Membros, destina-se a promover os intercâmbios, a cooperação e a mobilidade entre os sistemas de ensino e formação na Comunidade, a fim de que estes passem a constituir uma referência mundial de qualidade.
Assim, o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida 2007-2013 inclui a totalidade dos programas europeus no domínio da aprendizagem ao longo da vida. Assim, apoia-se nos programas precedentes do período 2000-2006: Socrates, Leonardo da Vinci, eLearning e a Acção Jean Monnet.
Um programa único de apoio comunitário no domínio da educação e da formação proporciona uma maior racionalidade, coerência e eficácia. Desse modo, favorece-se uma maior interacção entre os diferentes domínios, uma visibilidade acrescentada, nomeadamente no que diz respeito à capacidade de fazer face à evolução no domínio e a uma melhor cooperação.
Por conseguinte, contribui também para a realização dos objectivos da Estratégia de Lisboa, incluindo a sua dimensão ambiental, bem como do Espaço Europeu do Ensino Superior (o Processo de Bolonha), em particular para o objectivo de que a educação e a formação passem a constituir uma referência mundial de qualidade até 2010 e de colocar a ênfase na aprendizagem de línguas estrangeiras de acordo com as conclusões do Conselho Europeu de Barcelona de 2002.
Inscreve-se igualmente no quadro dos objectivos concretos futuros dos sistemas de educação, do programa de trabalho Educação e Formação 2010, do plano de acção para as competências e a mobilidade e do plano de acção destinado a promover a aprendizagem das línguas e a diversidade linguística.
Objectivos do Programa
O objectivo do programa de acção no domínio da aprendizagem ao longo da vida 2007-2013 é
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desenvolver e promover os intercâmbios, a cooperação e a mobilidade, a fim de que os sistemas de ensino e formação passem a constituir uma referência mundial de qualidade, em conformidade com a estratégia de Lisboa.
Desse modo, o programa contribui para o desenvolvimento da Comunidade enquanto sociedade do conhecimento avançada, caracterizada por um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos e uma maior coesão social.
Para concretizar este objectivo geral, o programa tem objectivos específicos relativos ao ensino e à formação ao longo da vida na União Europeia (UE), nomeadamente:
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Contribuir para o desenvolvimento de uma educação e formação de qualidade, bem como para a promoção de elevados níveis de desempenho, da inovação e de uma dimensão europeia nos sistemas e práticas existentes.
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Apoiar a criação de um espaço europeu de aprendizagem ao longo da vida.
Contribuir para melhorar a qualidade das possibilidades de aprendizagem, tornando-as mais atractivas e acessíveis. -
Reforçar o contributo da aprendizagem para a coesão social, a cidadania activa, o diálogo intercultural, a igualdade entre homens e mulheres e a realização pessoal.
Contribuir para a promoção da criatividade, da competitividade e da empregabilidade, bem como para o reforço do desenvolvimento do espírito empresarial. -
Contribuir para aumentar a participação de pessoas de todas as idades, incluindo as pessoas com necessidades especiais e os grupos desfavorecidos.
Promover a aprendizagem de línguas e a diversidade linguística. -
Apoiar o desenvolvimento dos meios facultados pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC).
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Reforçar o seu papel na criação de um sentido de cidadania europeia, baseada no respeito dos valores europeus, bem como na tolerância e no respeito pelos outros povos e culturas.
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Promover a cooperação em matéria de garantia de qualidade em todos os sectores da educação e da formação.
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Incentivar a melhor utilização possível dos resultados e dos produtos e processos inovadores, bem como assegurar o intercâmbio de boas práticas.
O programa Leonardo da Vinci diz respeito à educação e à formação profissional, com excepção do ensino superior.
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A mobilidade, incluindo a respectiva preparação.
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As parcerias centradas em temas de interesse comum.
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Os projectos multilaterais, particularmente os que visem melhorar os sistemas de formação, centrando-se na transferência e desenvolvimento de inovação e boas práticas, a fim de adaptar as necessidades nacionais.
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As redes temáticas de peritos e organizações dedicadas a questões específicas relacionadas com a educação e a formação profissionais.
As medidas de acompanhamento.
Os seus objectivos específicos são:
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Apoiar os participantes em acções de formação onde adquiram e utilizem conhecimentos, competências e qualificações por forma a facilitar o seu desenvolvimento pessoal, a sua empregabilidade e a sua participação no mercado de trabalho europeu.
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Melhorar a qualidade e a inovação.
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Aumentar o atractivo da educação e da formação profissionais, bem como a mobilidade.
Assim, o programa tem objectivos operacionais destinados a desenvolver e reforçar:
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A mobilidade (incluindo a respectiva qualidade) neste domínio e no da formação contínua, de modo a aumentar o número de estágios em empresas para, pelo menos, 80 000 por ano até ao final do programa.
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Em termos quantitativos, a cooperação (incluindo a respectiva qualidade) entre os diferentes intervenientes.
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As práticas inovadoras e a sua transferência entre países.
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A transparência e o reconhecimento das qualificações e competências, incluindo as adquiridas através da aprendizagem não formal e informal.
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A aprendizagem de línguas estrangeiras.
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Os conteúdos, serviços, pedagogias e práticas inovadores, baseados nas TIC.
O programa Leonardo da Vinci pode apoiar as seguintes acções:
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A mobilidade, incluindo a respectiva preparação.
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As parcerias centradas em temas de interesse comum.
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Os projectos multilaterais, particularmente os que visem melhorar os sistemas de formação, centrando-se na transferência e desenvolvimento de inovação e boas práticas, a fim de adaptar as necessidades nacionais.
As redes temáticas de peritos e organizações dedicadas a questões específicas relacionadas com a educação e a formação profissionais.
As medidas de acompanhamento.